O que você faria se encontrasse uma aranha caranguejeira em sua sala?
A) Retiro cuidadosamente e coloco em um local seguro na natureza;
B) Chamo alguém para lidar com o aracnídeo;
C) Lanço um objeto nela, tentando matá-la.
D) Fujo e durmo fora de casa;
A aracnofobia é a fobia de aranhas, e não somente o medo em relação às aranhas.
Convenhamos que nem todo mundo gostaria de ter uma aranha em casa, como seu bicho de estimação, certo? Mesmo assim, existem aqueles que toleram, não sairiam ou deixariam de entrar em suas casas, devido a presença da aranha.
Os comportamentos dos aracnofóbicos geralmente são: isolamento, deixam de frequentar locais abertos ou matas, simplesmente por imaginarem a presença de aranhas.
De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, as fobias afetam mais de uma em cada dez pessoas nos Estados Unidos e, desses indivíduos, até 40% dos medos estão relacionados a insetos, aranhas, ratos, cobras e morcegos.
Os sintomas diante da fobia podem ser caracterizados por: respiração rápida, taquicardia, náuseas, pernas trêmulas, choro, suor, entre outros.
Lidando com o problema:
O primeiro passo, é reconhecer o problema, aceitar e entender que se trata de um medo irracional, estimulado por uma demanda emocional subconsciente, e que é possível o tratamento, afinal você não nasceu com esta fobia, e enfim, buscar a ajuda profissional.
A morada das fobias não é a mente consciente, e sim a mente subconsciente. Ela por si só, aprendeu a responder à determinadas situações como: tremer as pernas, suar, chorar, como um sintoma para lhe proteger e fazer “congelar ou fugir do perigo”, em resposta a alguma emoção. Quanto mais tempo tiver esse comportamento, mais ele se fortalece. A mente subconsciente quer manter o “padrão”, por entender que assim protege a pessoa, e também porque se repetimos várias vezes, é por que faz sentido a nós. Afinal, por que faríamos por inúmeras vezes algo prejudicial? E mantém, para nos “proteger”?
A Hipnoterapia é uma possibilidade para ajudar as pessoas que quiserem lidar com esta e outras fobias, entenderem a emoção que está relacionada, trabalhá-la e ter mais qualidade de vida.
Quer saber mais como a hipnoterapia pode lhe ajudar?
Envie uma mensagem e responderei a você de forma privativa!
Levy Corrêa
Lapidando talentos
#coaching #pnl #hipnose #hipnoseclinica #hipnoterapia
#treinamentoscorporativos #palestrasinspiradoras