A acrofobia, ou medo de altura é o medo exagerado de locais altos, prédios, pontes, morros, especialmente quando não há proteção.
Esta fobia pode ser desencadeada por um trauma vivido no passado, por reações exageradas dos pais ou os avós, quando a criança estava em locais relacionados à altura, ou simplesmente por instinto de sobrevivência.
Pessoas com a fobia, ao se depararem com situações que apresentem estas características, ou mesmo imaginar, podem apresentar: suor excessivo, tremores, falta de ar e aumento do ritmo cardíaco. Os comportamentos mais comuns são: incapacidade de confiar no próprio equilíbrio, tentativas constantes de se agarrar a algo, chorar e gritar.
Lidando com o problema:
O primeiro passo é reconhecer a situação, aceitar e entender que se trata de um medo irracional, estimulado por uma demanda emocional subconsciente, e que é possível o tratamento, afinal você não nasceu com esta fobia, e enfim, buscar a ajuda profissional.
A morada das fobias, não é a mente consciente, e sim a mente subconsciente. Ela por si só, aprendeu a responder à determinadas situações como: tremer as pernas, suar, chorar, como um sintoma para lhe proteger e fazer “congelar ou fugir do perigo”, em resposta a alguma emoção diante de alguma experiência traumática.
A Hipnoterapia é uma possibilidade para ajudar as pessoas que quiserem lidar com esta e outras fobias, entenderem a emoção que está relacionada, trabalhá-la e terem mais qualidade de vida.
Quer saber mais como a hipnoterapia pode lhe ajudar?
Envie uma mensagem e responderei a você de forma privativa!
Levy Corrêa
Lapidando talentos