PSICOTERAPIA PSICANALITICA
A psicoterapia psicanalítica é um tipo de abordagem terapêutica que se baseia na teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud e seus seguidores. Essa forma de terapia tem como objetivo explorar os processos inconscientes que influenciam o comportamento e os padrões emocionais do indivíduo.
O fundamento da psicoterapia psicanalítica é a ideia de que muitos dos nossos comportamentos e problemas emocionais têm raízes não inconscientes, ou seja, em pensamentos, desejos e memórias que não estão conscientemente acessíveis. Durante a terapia, o paciente é encorajado a explorar esses conteúdos inconscientes para ganhar uma compreensão mais profunda de si mesmo e, consequentemente, promover mudanças positivas em sua vida.
O papel do terapeuta na psicoterapia psicanalítica é crucial. Ele atua como um facilitador que utiliza técnicas específicas, como a interpretação dos sonhos, a associação livre (onde o paciente fala livremente sem censura), a análise da transferência (quando o paciente projeta sentimentos e emoções em relação ao terapeuta) e a análise da resistência (quando o paciente evita trazer à tona certos conteúdos), para ajudar o paciente a descobrir e trabalhar com suas questões inconscientes.
A psicoterapia psicanalítica tem como objetivo promover o autoconhecimento do paciente, permitindo que ele desenvolva novas formas de lidar com seus sentimentos e experiências. Ao longo do processo, o paciente pode desenvolver uma maior capacidade de lidar com questões emocionais e relacionamentos de forma mais saudável e construtiva.
HIPNOSE
O termo “hipnose” (gregohipnos = sono + latimosis = ação ou processo) deve o seu nome ao médico e pesquisador britânico James Braid (1795 – 1860), que deu o nome por acreditar que se tratava de uma espécie de sono induzido. (Hipnos também era o nome atribuído ao deus grego do sono).
Segundo Milton Erickson: A hipnose é a suscetibilidade ampliada para a região das capacidades sensoriais e motoras para iniciar um comportamento apropriado.
Hipnose, segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. É um estado mental ou um tipo de comportamento usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões. O uso da hipnose com propósitos terapêuticos é conhecido como “hipnoterapia”.
Os seus olhos estão ficando cansados, pesados…
Quando você ouve sobre hipnose, pode ser que pense que é ilusão, algo combinado, uma mágica, um espetáculo que está acostumado a assistir em shows ou programas de tv. Mas a experiência da hipnose é real! Eu mesmo já passei por diversas vezes a experiência formal, e me apaixonei pela prática terapêutica. Busquei diversos cursos e formações, e hoje, além do coaching, Psicanálise e PNL, treinamentos e palestras, também ajudo pessoas através da hipnoterapia.
“A hipnose é simplesmente atravessar o fator crítico da mente consciente e estabelecer no subconsciente um pensamento (ou sentimento) exclusivo aceitável”. (Dave Elman).
A hipnose vai muito além do entretenimento, que ajuda a disseminar de forma importante, porém, pode criar crenças de que não se trata de uma prática séria. Sua eficácia é comprovada cientificamente como suporte à problemas de origens emocionais, como: ansiedade, depressão, fobias, pânico, dentre outros.
No Brasil, a prática é regulamentada por organizações de classe respeitadas como, Conselhos Federais de Medicina, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. A OMS também reconhece a hipnose.
Para desmistificar, entenda como vivemos a hipnose diariamente sem percebermos:
-Você já foi para algum lugar e esqueceu por que estava indo?
– Já procurou as chaves e descobriu que estava no bolso?
– Já leu um livro e percebeu-se envolvido com a história?
– Assistindo um filme e sentindo medo, raiva, alegria, tristeza, como se fizesse parte dele?
– Dirigindo, pensando mil coisas, e chegando ao seu destino sem pensar no trajeto?
Quando você começa a entender um pouco mais sobre a hipnose, percebe que em grande parte do nosso dia, experimentamos a hipnose.
No atendimento ao cliente com hipnoterapia, convidamos a pessoa experimentar o estado, entender o poder da sua mente e, utilizando técnicas para reeducar a mente subconsciente.
A hipnose é uma característica humana, se você é capaz de imaginar e associar, você é capaz de entrar nesse estado.
O que mais você gostaria de saber sobre hipnose? Envie uma mensagem!
Sou hipnoterapeuta e terei o prazer de ajudar você!
Para que serve?
Qual a qualidade do tempo que você se dedica às suas emoções?
Já sentiu um frio na barriga diante de uma determinada situação? Ou sentiu tremer para falar em público? Ou ainda sente uma tristeza e não sabe o porquê?
Todos estes exemplos são aprendizados que acumulamos ao longo da vida. Uma cadeia de eventos, nem sempre relacionada, pode estar ocasionando o seu problema atual. Como assim?
Existe uma mente mais profunda, chamada mente subconsciente, que desde a sua formação, coleciona aprendizados, bons e ruins. Por si só, ela não consegue identificar isso, nossas experiências é que dão os significados aos eventos. Em algumas situações, fugimos, em outras atacamos ou congelamos.
Vamos pensar na seguinte situação:
Uma mãe, em virtude da falta de tempo e paciência para lidar com a filha durante a infância, vira e diz:
– Fique quieta, você só abre a boca para falar besteira!
A filha fica quieta, afinal, quem é a autoridade? A mente guardou esta informação.
Mais tarde, já na escola, a menina levanta a mão para contribuir com a professora, diz algo, e infelizmente não consegue se expressar como gostaria. E a classe começa a caçoar dela.
O que a mente desta garota vai associar? Aquela informação anterior!
“-Você só abre a boca para falar besteira!”… E desenvolve um pânico de falar em público, que passa pela vida toda e aflora fortemente na vida adulta, quando o gestor dela diz assim:
– Eu quero que você apresente os resultados para toda a empresa!
Pronto! Cenário perfeito para a mente. E ela simplesmente quer proteger. E para proteger, reforça o padrão –“Se você falar, será uma besteira, vão caçoar de você…”
E como a hipnoterapia pode ajudar?
Quando falamos em lidar com as emoções, a hipnoterapia tem ganho cada vez mais adeptos.
Velocidade, intensidade e transformação, são palavras comuns e que escutamos ao final das sessões.
O que é hipnoterapia?
A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é a aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica. A terapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis.
Durante as sessões, o papel do hipnoterapeuta é ajudar o paciente a identificar esses eventos causadores e ajudar o cliente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter sua qualidade de vida restabelecida. Se tratamos a causa, acreditamos que eliminamos a consequência.
Ao longo dos anos a hipnoterapia tem se mostrado eficiente como ferramenta de auxílio no tratamento de distúrbios como depressão, fobias, ansiedade, TOC, traumas, compulsões alimentares, questões sexuais, obsessões, dentre outros transtornos emocionais.
Não existe limite para a hipnoterapia. O importante é que você tenha sempre o acompanhamento do seu médico, psicólogo, psiquiatra, envolvido no seu tratamento.
A técnica pode prejudicar a mente?
Pelo contrário! A hipnose reabilita a energia do hipnotizado e suaviza os sentimentos, deixando a mente mais leve para aproveitar a vida.
Quer conhecer mais alguns mitos da Hipnose? Veja em: Levy Corrêa no Facebook ou @correa.levy no Instagram.
Quer saber mais a respeito da hipnoterapia?
Envie uma mensagem!
Você pode +
Levy Corrêa
Lapidando talentos
#coaching #PNL #hipnose #hipnoseclinica #hipnoterapia
#treinamentos #palestras
Fale conosco e não esconda o seu brilho!
levy@levycorrea.com.br
Confira Depoimentos de Clientes Atendidos
Confira Mais Informações no Blog